15.4. 2021

A bruxa

O termo "bruxa" se refere a uma pessoa que pratica formas de magia proibidas socialmente. A expressăo Bruxaria, em si, năo tem uma definiçăo específica, mas geralmente é considerada parte da magia. A maneira como a bruxaria é compreendida depende da cultura e as opiniőes tęm mudado com o tempo. Algumas sociedades percebem a bruxa como alguém cujo poder sobrenatural é inato, enquanto outras argumentam que trata-se de uma escolha livre da pessoa comum aprender a praticar magia.

A bruxa

 Como sabemos pela história, a bruxaria está associada principalmente ao sexo feminino, principalmente de forma negativa. Ŕs vezes, como na tradiçăo cristă, presume-se que o poder dá ŕs bruxas um espírito maligno com o qual elas mantęm um "contrato"; em outros casos, acredita-se que seu poder vem de si mesmo, e nenhuma fonte externa é necessária.

 A bruxaria explica o problema que surge quando alguém tenta entender por que o infortúnio o abateu e outro está livre. Por que uma pessoa tem sucesso no trabalho e é bem-sucedida, e a outra tenta em văo, e ainda sofre com a miséria. As pessoas gostam de culpar os outros por essa desigualdade. Nesse sentido, uma bruxa é alguém que deseja mais egoisticamente do que parece merecer, e seus desejos săo considerados exagerados. Tudo depende da avaliaçăo moral da comunidade.

 O último renascimento das bruxas está associado a um fascínio crescente pela astrologia, pelos cristais e pelo Tarô. Como mágia, eles usam tipos năo convencionais de poder a seu favor.

 Bruxaria moderna

 O culto Wicca está atualmente associado ŕ bruxaria. Foi fundado em meados do século 20 e seguiu as antigas religiőes pagăs, principalmente celta, antiga e germânica. É a forma moderna de bruxaria mais famosa e popular. Os partidários desse movimento rejeitam a divisăo tradicional da magia em branco e preto, seguindo o princípio: "Faça o que quiser desde que năo prejudique ninguém." Eles acreditam que tudo o que fizermos voltará para nós em triplo. Assim, se usarem a magia em seu detrimento, podem ser punidos com pesadelos, depressăo ou doença mental. Sabe-se que os wiccanianos năo deixam qualquer um entrar, cada adepto é testado e alguns podem esperar vários anos pela iniciaçăo. Năo há registros de que se eles realmente possam lançar feitiços.