1.5. 2016

História da astrologia

Antiga Babilônia - o local onde tudo começou

História da astrologia

A astrologia está connosco há milhares de anos. Para investigar as suas raízes, precisamos voltar a antiga Babilônia. Era praticada pelos sacerdotes para prever a vontade dos deuses. A partir da Babilônia, astrologia foi adotada pelos gregos. Eles confiavam nas estrelas e nos oráculos para prever o futuro. Na Índia, entre 5000 e 3000 aC, também exploravam a astrologia. Conseguiram desenvolver alguns dos signos que usamos hoje.

Egipto e China

Foram os egípcios os primeiros a utilizar a astrologia para prever o caráter de uma pessoa com base na sua data de nascimento - de acordo com descobertas no Egito que datam de 4300 aC. Os chineses também desenvolveram um sistema de astrologia em torno de 2800 aC. Ela tem evoluído de forma muito diferente da astrologia ocidental (saiba mais no artigo Horóscopo Chinês).

Neste período de tempo a astrologia tornou-se uma parte importante da cultura de muitos povos antigos. Por exemplo, o governante romano Augusto fez moedas adornadas com seu signo astrológico o Capricórnio.

Médio Oriente

Os árabes e os persas seguiram os ensinamentos gregos sobre a astrologia, bem como noutras ciências como a matemática e a medicina, embora muitos dos astrónomos persas e muçulmanos recusaram a astrologia por razões científicas e religiosas.

O declínio e renascimento da Astrologia

A popularidade da astrologia começou a declinar após a queda de Roma. O Cristianismo afirmou que era obra do diabo. Com crescimento do poder da Igreja esta assumiu a prática da astrologia para os seus usos próprios. Então, na época em que o Renascimento estava em pleno andamento, astrologia ganhou destaca uma vez mais. Durante o século 17, quando o período do Iluminismo começou a dominar com as suas realizações científicas, a astrologia e a astronomia tornaram-se duas disciplinas diferentes pela primeira vez.

A astrologia nos dias de hoje

A astrologia permaneceu silenciosa, em segundo plano até que um reavivamento do interesse por ela no início do século 20. Durante o último século, astrologia tornou-se popular através de várias revistas de astrologia e livros. O movimento New Age começou na década de 60 e 70 e trouxe a astrologia junto. Hoje, não surpreendente descobrir que líderes internacionais consultam as estrelas. Enquanto alguns ainda se recusam a acreditar nas previsões, muitos outros levam-nas muito a sério.