1.2. 2021

Meditação

A meditaçăo é uma maneira de trabalhar com a mente e o autoconhecimento. Ela nos ensina a encontrar paz e harmonia interiores, alivia eficazmente o stress e a tensăo. Seus efeitos também incluem melhorar a concentraçăo e livrar-se das preocupaçőes mesquinhas da vida cotidiana. É um encontro consigo mesmo, conhecendo seu verdadeiro Eu. Ajuda a proteger nossas mentes das influęncias negativas.

 A paz interior que a meditaçăo desperta em nós nos dará espaço para uma sensaçăo plena e consciente do corpo e da mente, e isso aprofunda a abordagem consciente de nós mesmos, o que afeta a qualidade de quase todos os aspectos da vida.

 Sob um certo ponto de vista, a meditaçăo pode ser um passeio na natureza, um momento romântico com seu parceiro ou um momento a sós em casa tomando uma taça de vinho. É um estado em que temos plena conscięncia do momento presente; no momento năo há mais nada que possa mover nossas cabeças paralelamente e nos distrair dessa experięncia. No entanto, existem diferentes tipos e práticas, a mais popular das quais vocę lerá nos parágrafos seguintes.

 Vipassana

 A meditaçăo Vipassana é uma das mais antigas técnicas de meditaçăo originadas na Índia. Ele concentra-se na conexăo total da mente com o corpo e elimina as impurezas mentais. Usando este método, aprenderemos como compreender as leis em nossas mentes; compreenderemos as razőes pelas quais reagimos a certas coisas e que sentimentos isso nos evoca. Ajudará a nos orientar em nossos próprios pensamentos e em seu significado, graças aos quais os controlaremos e seguiremos apontados na direçăo correta.

 Meditaçăo do sono

 Esse tipo de meditaçăo é interessante porque envolve a pessoa no "sono yogue", que é o estado entre a vigília e o sono. Nesse estado, o corpo está totalmente relaxado, mas mentalmente consciente. A principal diferença entre o sono e a meditaçăo do sono é que sua mente está acordada durante essa técnica. Vocę pode conseguir isso com o auxílio de uma música suave.

 Meditaçăo transcendental

 A meditaçăo transcendental ajuda a eliminar o estresse acumulado e a melhorar a condiçăo física e mental; muitos estudos científicos confirmaram que pode melhorar a funçăo cardíaca, reduzir a pressăo arterial e até prevenir doenças cardiovasculares. É praticado por 20 minutos de manhă e 20 minutos ŕ noite ao som de um mantra. A meditaçăo transcendental difere de outras técnicas, nas quais năo expulsamos todos os pensamentos da cabeça, mas apenas os observamos ir e vir.

 Meditaçăo guiada

 Esta meditaçăo ocorre com a ajuda de um especialista e concentra-se em coisas, sentimentos ou experięncias específicas. Também pode ser temático e pode ser realizado em grupos. O método de meditaçăo guiada pode ajudar a remover os bloqueios que criamos durante nossas vidas.