15.7. 2022
Astrologia sideral ou tropical?
Já te aconteceu de calcular o mapa astral das suas características pessoais básicas e ficar surpreso pelo fato dele não se adequar a você? Talvez seja o momento de mudar o sistema de cálculo do seu mapa natal. Bem-vindo à astrologia sideral!
Para encurtar a história, o principal conflito entre a astrologia tropical e a sideral está relacionado ao início de um ano astrológico que ocorre no primeiro grau do signo de Áries. O zodíaco tropical é um zodíaco em movimento devido as suas datas fixas de início de um ano astrológico que é 21 de março, o primeiro dia da primavera. Entretanto, o primeiro dia da primavera não coincidiu com o primeiro grau de Áries nos últimos 1700 anos. O sistema sideral é estável e mais preciso, porque o primeiro dia do ano astrológico não tem uma data fixa e sempre acontece no primeiro grau de Áries.
Cada um dos 12 signos do zodíaco tem 30 graus que, juntos, representam o ciclo dos mapas astrais. Devido à diferença entre os dois sistemas descritos, a cada 72 anos há uma discrepância de 1 grau entre o horóscopo sideral e o tropical. E como esse deslocamento influencia o mapa astral? Alguns dos seus planetas estão, na realidade, em um signo do zodíaco diferente daquele que o horóscopo tropical mostra. Isto significa que alguns dos seus aspectos pessoais podem não coincidir com o que seu mapa astral sugeriria. Tomemos como exemplo uma pessoa tímida com baixa autoestima com Mercúrio em Áries. Mercúrio tem tudo a ver com inteligência, mas também com comunicação, logo, Mercúrio em Áries sugere uma pessoa muito segura e tagarela. Mas, ao dar uma olhada no mapa astral da pessoa, calculado com base no sistema sideral, ele mostra Mercúrio em Peixes o que, definitivamente, se encaixa melhor, já que Mercúrio em Peixes sugere uma pessoa tímida com um estilo de comunicação suave.
Talvez você tenha ouvido falar também sobre o 13º signo do zodíaco, Ophiuchus que, às vezes, é colocado, pela astrologia sideral, entre Escorpião e Sagitário, ou de Novembro a 17 de dezembro. Dizem que os nascidos sob este signo do zodíaco são muito carismáticos e amigáveis, mas tendem a ser muito manipuladores.
Você não precisa ter nascido em Ophiuchus para ter motivo de estar interessado na astrologia sideral, porque é bem possível que a astrologia sideral poderia te mostrar e expor algumas das suas características que não seriam mostradas a você no seu mapa astral tropical.